OBRIGAÇÃO DE MÃE?!
OBRIGAÇÃO DE MÃE?!
Há em nossa sociedade a idéia de que toda mãe deve amar incondicionalmente seus filhos. Creio eu que isso não corresponde à realidade ou à verdade; Isso não é uma obrigação porque, convenhamos, não escolhemos nossas famílhas e logo, não iremos morrer de amores fatalmente por aqueles por quem não escolhemos viver.
Porém é obrigação de mãe CUIDAR, o cuidado materno é imprescindível para o crescimento saudável da criança e o sucesso do futuro adulto e isso não exige um sentimento , é claro que seria feito com mais prazer se este estivesse presente, mas é possível CUIDAR sem que haja AMOR INCONDICIONAL tanto é que existe creche.
Estou falando disso porque, de alguma forma, tive que aprender isso a "duras penas": aprender que minha mãe não tinha a obrigação de me amar incondicionalmente, ou a me amar do jeito que eu achava que ela deveria. Tive que aprender a ver que ela me deu amor o qua.nto ela tinha pra me dar e não o quanto eu queria.
Enfim, nossas relações interpessoais, TODAS, são muito complexas, ainda mais quando somos acometid@s de um enorme sentimento de abandono que pode ser só da minha cabeça e que eu atribuo ao outro e acredito veementemente nisso e ainda por cima quando isso é decorrente de uma doença psiquiátrica. Mas quem saberá a verdade, ela (a mãe) pode ter feito tudo que podia ter feito... ou não...
Nós, seres humanos, somos cheios de contradições!
Enfim, feliz dia das mães! E lembre-se: elas só tem a obrigação de cuidar...
Por SANDRA BORGES; Graduada em Filosofia pela UnB, pós-graduada em Educação a Distância pela UnB e Graduanda em Direito pela Ambra College, atualmente em tratamento pata trastorno de personalidade Borderline e membro da ong Inverso .( A bruxinha do carnaval) Em 07/05/12
0 comentários:
Postar um comentário